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Nossa história

Sejam bem vindos!

O nascimento do Colégio Papiro deu-se no ano de 1999, no Bairro dos Pimentas, quando uma professora que amava lecionar, teve uma inspiração a estruturar uma instituição de ensino diferente de tudo que já havia conhecido, com muita ludicidade, acolhimento e amor ao lecionar. Após crescimento e grande procura pela instituição, em 2010 torna-se apta a atender alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental até o 5º Ano. Através de um ambiente acolhedor, envolto a brinquedos, com muita luz natural, espaços para banhos de sol, brinquedos e brincadeiras ao ar livre. Em 2015, consegue-se mais uma vitória, a aprovação para atender o Ensino Fundamental II (6º ao 9º Ano).

    Na Educação Infantil as crianças vivenciam situações que desempenham um papel ativo e sintam-se estimuladas a resolver desafios, de forma segura, harmoniosa e com muito carinho para desenvolver a sua socialização, criatividade, autonomia, desenvolvimento cognitivo e socioafetivo.

     A Proposta Pedagógica possibilita que o aluno seja estimulado a ser uma criança ativa e questionadora, sem limitar a sua curiosidade, se apropriando do conhecimento por meio da ação e interação com o mundo físico e social, tornando-se seguro nos seus relacionamentos.

     Por meio de atividades lúdicas, canções, jogos e histórias, as crianças exploram o mundo das letras e palavras, desenvolvendo habilidades de comunicação que favorecem o início do processo de alfabetização.

      Nos anos iniciais, a alfabetização é uma das etapas mais importantes do desenvolvimento escolar.

     Ao longo do Ensino Fundamental, há o domínio e aperfeiçoamento da leitura, através da ampliação das práticas de linguagens, escrita e cálculo. Para tanto, a Metodologia é da aprendizagem através da resolução de problemas.  

     O Colégio Papiro se preocupa em despertar em seus alunos senso critico e espírito questionador, como fundamentos de uma atitude independente e responsável.

     Os professores trabalham valores essenciais de maneira afetiva, contribuindo para um convívio harmonioso entre escola, família e sociedade.

    Em nosso método de ensino, o aluno é o protagonista do processo de aprendizagem, com professores orientando e estimulando através de diversas técnicas e recursos.

    Para promover a prática da cidadania, os estudantes participam de dinâmicas e atividades que desenvolvem autoconhecimento e abordam conceitos de educação financeira, ética e valores, fundamentais para suas escolhas pessoais e profissionais.

    Nossa equipe docente é composta por professores especialistas graduados e pós-graduados, que ministram aulas de cada disciplina específica e, com sua vasta experiência, instruem e incentivam os alunos a alcançar seu potencial máximo.

    Em nossa trajetória, temos um histórico comprovado de sucesso, conquistas e altos indíces de aprovação dos alunos em Etec's ou em Instituições Federais.

SISTEMA DE ENSINO OBJETIVO

Imagem História

O aluno como protagonista de sua formação

     A escola lançou uma proposta sólida e hoje, em suas dependências – Educação Infantil e Ensino Fundamental –, recebe alunos a partir de 2 anos de idade, com a missão de educar e formar cidadãos aptos a ser responsáveis socialmente, tendo como referência a ética, proporcionando uma educação de excelência, através de um projeto pedagógico em que haja o predomínio da experimentação, da descoberta e da coautoria na construção do conhecimento. 

     A didática adotada favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências por meio das linguagens do ser humano.  É uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e favorece seu desenvolvimento. Nesse processo, o indivíduo está sempre em evolução. Enfim, nossa proposta visa a uma formação ampla e integrada, para que nossos alunos possam, no futuro, assumir com dignidade o papel de cidadãos conscientes e responsáveis.

Metodologia Ativa - Aprendizagem pela Ação e Experimentação

     Procurou-se organizar, nas diferentes disciplinas, sequências didáticas que favoreçam os alunos com o exercício da reflexão e a mobilização de recursos cognitivos, saberes e informações a serem aplicados em situações de aprendizagem. 

     Considera-se que a aprendizagem é mais significativa quando o aluno atua como protagonista, ou seja, assume um papel ativo e mobiliza habilidades cognitivas para explorar e descobrir novos conhecimentos. Nisto se dá a incorporação de novos saberes e também se amplia o conhecimento que ele tem de si próprio e da realidade como um todo, criando-se condições para uma atuação social mais consciente. Espera-se que o aluno, ao assumir um papel ativo na própria aprendizagem, desenvolva a metacognição, isto é, adquira domínio progressivo sobre suas habilidades cognitivas e sobre seu processo de aprendizagem.